Você está em: Manual Farmacêutico
Quero buscar por:
Digite a palavra:


OU

Selecione no índice alfabético:

Filtro por - Tipo: > Busca: c

Filtro por - Tipo: > Busca: c

Antiviral
CIDOFOVIR

Cidofovir 375mg/ml frasco ampola 

Posologia

Adultos:  

Retinite por citomegalovírus (CMV)  

Terapia de indução: 5 mg/kg, IV 1 vez por semana, durante 2 semanas. 

Terapia de manutenção: 5 mg/kg, IV a cada 2 semanas.  

Administrar hidratação com solução salina e probenecida (2 g por via oral 3 horas antes da dose e 1 g por via oral 2 horas e 8 horas após a dose; total de 4 g) antes e depois de cada infusão. Continue o tratamento por 3 a 6 meses e até que as lesões estejam inativas, com contagem de CD4+ superior a 100 células/mcL por 3 a 6 meses em resposta à terapia antirretroviral (dosagem recomendada). 

Ajuste Renal

Insuficiência renal (pré-existente): contraindicado em pacientes com creatinina sérica superior a 1,5 mg/dL, depuração de creatinina calculada igual ou inferior a 55 mL/min ou proteinúria igual ou superior a 100 mg/dL (equivalente a proteinúria igual ou superior a 2+). 

Insuficiência renal: (alterações durante a terapia) reduzir a dose de manutenção para 3 mg/kg em caso de aumento da creatinina sérica de 0,3 a 0,4 mg/dL acima do valor basal; interromper a terapia em caso de aumento de 0,5 mg/dL ou mais acima do valor basal ou desenvolvimento de proteinúria de grau 3+ ou superior.  

Alerta

REAÇÕES ADVERSAS 

SÉRIAS 

  • Sistema endócrino:  Acidose metabólica, nível de bicarbonato sérico diminuído.  
  • Hematológico:  Neutropenia grave 
  • Imunológico:  Doenças infecciosas graves 
  • Oftalmológica: Diminuição da pressão intraocular 
  • Sistema renal: Insuficiência renal aguda, síndrome de fanconinefrotoxicidade, proteinúria, creatinina sérica aumentada. 
  • Respiratório: Dispneia grave, pneumonia

CONTRAINDICAÇÕES 

  • O uso de agentes nefrotóxicos em até 7 dias após o início do cidofovir.
  • Injeções intraoculares direta de cidofovir; 
  • Pacientes com hipersensibilidade ao cidofovir ou histórico de hipersensibilidade severa ao probenecid ou a medicamentos contendo sulfa. 
  • Pacientes com creatinina sérica superior a 1,5mg/dLCrCl calculado de 55ml/min ou menos, ou proteína urinaria de 100mg/dL ou mais (equivalente a maior ou igual a 2+proteinúria)  

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: 


Acidose metabólica: Diminuição do bicarbonato de sódio com lesão dos túbulos proximal e síndrome de desgaste renal (incluindo síndrome de fanconi), bem como acidose metabólica com comprometimento hepático e pancreatite. 
 
Nefrotoxicidade: A administração contínua de cidofovir pode levar a lesão adicional nas células tubulares proximais, que podem resultar em glicosúria, diminuição do fosfato sérico, ácido úrico e bicarbonato, elevação da creatinina sérica e/ou insuficiência renal aguda, em alguns casos resultando na necessidade de diálise. 

 

Complicações oculares: Diminuição da pressão intraocular, às vezes associada à diminuição da acuidade visual, uveíte ou irite; monitore a pressão intraocular e os sinais de irite/uveíte durante a terapia. Se ocorrerem uveíte ou irite, considere o tratamento com corticosteroides tópicos com ou sem agentes cicloplégicos tópicos. 

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS 


A segurança do cidofovir não foi avaliada em pacientes que recebem outros agentes potencialmente nefrotóxicos conhecidos (por exemplo, tenofovir, aminoglicosídeos, anfotericina B, foscarnetpentamidina intravenosa, adefovir e vancomicina). 
Cidofovir não deve ser administrado concomitantemente com medicamentos que contenham fumarato de tenofovir disoproxil devido ao risco de síndrome de Fanconi. 

Recomenda-se interromper o uso de agentes potencialmente nefrotóxicos pelo menos 7 dias antes de iniciar o tratamento com cidofovir. 

MONITORIZAÇÃO:  

  1. Creatinina 

  1. Proteinúria 

  1. Hemograma 

 

Última atualização: 26/01/2026
© Todos os direitos reservados