Você está em: Manual Farmacêutico
Quero buscar por:
Digite a palavra:


OU

Selecione no índice alfabético:

Filtro por - Tipo: 1 > Busca:

Filtro por - Tipo: 1 > Busca:

Filtro por - Tipo: 1 > Busca:

Antídoto
AZUL DE METILENO

Azul de metileno 10% injetável (ampola 10mL)​

Posologia

Adulto:

Metemoglobinemia (adquirida): 1 mg/kg, IV em 5 a 30 minutos, pode repetir a dose 1 hora se o nível de metemoglobina permanecer acima de 30% ou os sintomas persistirem.

Metemoglobinemia (induzida por drogas): 1 a 2 mg/kg ou 25 a 50 mg/m2, IV durante vários minutos; pode ser repetido em 1 hora, se necessário

Encefalopatia induzida por medicamento - reação adversa à ifosfamida: 50 mg até 6 vezes ao dia ou 1 mg kg, IV para tratamento. 50 mg 3 ou 4 vezes ao dia , IV para profilaxia.

Pediátrico:

Metemoglobinemia adquirida (incluindo induzida por drogas): 1 a 2 mg kg, IV ou IO; pode ser repetida a cada 30 a 60 minutos se o nível de metemoglobina permanecer acima de 30% ou os sinais e sintomas persistirem.

Neonato: 1 mg/kg IV, podendo repetir 1 hora depois se o nível de metemoglobina permanecer acima de 30% ou os sinais e sintomas persistirem.

Ajuste Renal

​Sem recomendações específicas disponível.

Alerta

REAÇÕES ADVERSAS:

  • Tonturas (16%), dor de cabeça (10%)
  • Cor da urina anormal (74%)
  • Dor no membro (84%)

    Graves:
  • Síncope (4%)
  • Anemia hemolítica
  • Anafilaxia
  • Síndrome da serotonina

    CONTRAINDICAÇÕES: Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase; risco de anemia hemolítica. Hipersensibilidade grave ao azul de metileno ou a qualquer outro corante tiazina.

    MONITORIZAÇÃO: níveis de metemoglobina durante o tratamento e até a resolução da metemoglobinemia; sinais vitais e ECG durante o tratamento e até a resolução da metemoglobinemia; sinais e sintomas da síndrome da serotonina; monitorar para anafilaxia; toxicidades em pacientes com qualquer insuficiência renal ou hepática por um período prolongado após o tratamento.

 

Última atualização: 25/06/2021
© Todos os direitos reservados