Você está em: Manual Farmacêutico
Quero buscar por:
Digite a palavra:


OU

Selecione no índice alfabético:

Filtro por - Tipo: > Busca: R

Filtro por - Tipo: > Busca: R

Filtro por - Tipo: > Busca: R


Nenhum resultado encontrado
Anticonvulsivante
LACOSAMIDA

​Vimpat 10mg/mL Frasco 200mL

Atenção! Contém aspartame e fenilalanina 

Posologia

Adultos

Dose Ataque: 200mg (20ml) , VO, 1 vez, seguida por uma dose de manutenção após 12 horas: 100mg (10ml), VO, 2 vezes ao dia.

Monoterapia:

Dose inicial: 100mg (10ml) ,VO, 2 vezes ao dia (200mg/dia). Dependendo da resposta e tolerabilidade, a dose pode ser aumentada em 50 mg (5ml), 2 vezes ao dia ( 100 mg/dia) em intervalos semanais, até a dose de manutenção recomendada de 200mg, 2 vezes ao dia ( 400 mg/dia).

Dose máxima: 400 mg ao dia (200 mg, 2 vezes ao dia)

Terapia adjuvante

Dose inicial: 50 mg (5ml), VO, 2 vezes ao dia, a qual deverá ser aumentada para uma dose terapêutica inicial de 100 mg (10ml), 2 vezes ao dia após 1 semana. Dependendo da resposta e tolerabilidade, a dose de manutenção pode ser aumentada em 50 mg (5ml), 2 vezes ao dia, até a dose máxima de 400 mg (200 mg, 2 vezes ao dia).

Para pacientes que fazem uso da terapia adjuvante que serão convertidos para a monoterapia, uma vez que a dose de manutenção tenha sido administrada por pelo menos 3 dias, recomenda-se a retirada gradual das drogas concomitantes antiepiléticas durante pelo menos 6 semanas.

Bebês, crianças e adolescentes < 17 anos:   

Monoterapia

Em pacientes<6 kg,

Dose Inicial: 1mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentado em intervalos semanais em 1 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia com base na resposta e tolerabilidade; seguida por dose de manutenção: 3,75 a 7,5 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia.

6 a <30kg

Dose Inicial: 1 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentado em intervalos semanais 1mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, seguido por uma dose de manutenção, 3 a 6 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia.

30 a <50kg

Dose Inicial: 1 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentado em intervalos semanais 1mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, seguido por uma dose de manutenção, 2 a 4 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia.

≥50kg

Dose Inicial: 50 mg, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentado em intervalos semanais 50 mg, 2 vezes ao dia, seguido por uma dose de manutenção,150 a 200 mg ,2 vezes ao dia. Terapia adjuvante de manutenção: 100 a 200 mg, 2 vezes ao dia.

Adolescentes ≥17 anos

Dose Inicial: 100mg, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentado em intervalos semanais em 50mg, 2 vezes, ao dia com base na resposta e tolerabilidade.

Dose inicial alternativa: dose de ataque: 200 mg, seguido aproximadamente 12 horas depois por 100 mg, 2 vezes ao dia durante uma semana, pode ser aumentado em intervalos semanais em 50mg, 2 vezes ao dia, de acordo com a resposta e tolerabilidade.

Dose de manutenção: 150 a 200 mg, 2 vezes ao dia.  Doses de até 300 mg, 2 vezes ao dia podem proporcionar benefícios adicionais em alguns pacientes.

Convulsões refratárias

Dose Inicial: 0,5 a 1 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia, (dose inicial máxima usual: 50 mg/dose, pode titular a dose em 0,6 a 1 mg/kg/dose semanalmente com base na resposta e tolerabilidade, seguido por uma dose de manutenção: 3,6 mg/kg/dose, faixa relatada: 0,5 a 10 mg/kg/dose, 2 vezes ao dia.

Alerta

REAÇOES ADVERSAS

  • Distúrbios gastrointestinais: Náusea, diarreia, vômito
  • Distúrbios sistema nervoso: Tontura, sonolência, dor de cabeça, marcha anormal, astenia, ataxia, comprometimento do equilíbrio, depressão ,fadiga, tremor, vertigem
  • Distúrbios dermatológicos: Prurido
  • Distúrbios hematológicos e oncológicos: Hematoma
  • Distúrbios locais: Irritação no local de administração, dor no local da injeção, eritema no local
  • Distúrbios oftalmológicos: Visão turva, diplopia, distúrbio de nastigmo
  • Diversos: Laceração
  • Distúrbios cardiovasculares: bradicardia, bloqueio atrioventricular de primeiro grau
  • Distúrbios hepáticos: testes de função anormais, hepatite

CONTRAINDICAÇÕES

  • Hipersensibilidade ao princípio ativo lacosamida ou a qualquer um dos excipientes.

ADVERTÊNCIAS/PRECAUÇÕES

  • Tontura, o que pode aumentar a ocorrência quedas;
  • Deve ser usado com cautela em pacientes com condições pró arrítmicas tais como pacientes com problemas cardíacos conhecidos ou problemas cardíacos severos (isquemia do miocárdio/infarto, insuficiência cardíaca, doença cardíaca estrutural ou canalopatias cardíacas relacionadas ao sódio) ou pacientes tratados com medicamentos que afetam a condução cardíaca, incluindo antiarrítmicos ou bloqueadores do canal de sódio.
  • Ideias e comportamento suicidas.
  • A lacosamida é excretada no leite materno, a decisão entre descontinuar a amamentação ou descontinuar a terapia deve ser feita levando-se em consideração a importância do medicamento para a mãe.
  • A lacosamida pode ter uma pequena a moderada influência na habilidade de dirigir ou usar maquinas pois podem causar tontura, desmaios, perda da consciência e visão borrada, expondo o paciente a quedas ou acidentes.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

  • Medicamentos que prolongam o intervalo PR ( incluindo medicamentos antiepiléticos bloqueadores do canal de sódio).
  • Antiarrítmicos classe I

MONITORIZAÇÃO:

  • ECG; antes do tratamento e após a titulação para a dose de manutenção em pacientes com problemas conhecidos de condução cardíaca que recebem medicações concomitantes que prolongam o intervalo PR, e em pacientes com doença cardíaca grave.

Última atualização: 22/06/2024
© Todos os direitos reservados