Genfibrozila 600mg comprimidos revestidos
Atenção Contém o corante dióxido de titânio
Dose usual: 900mg a 1200mg, VO,
Dose maxima: 1500mg/dia
REAÇÕES ADVERSAS:
• >10%:
Gastrointestinal: Dispepsia, dor abdominal, apendicite aguda, colelitíase, nauseas e vômitos
1% a 10%
Dermatologico: Eczema, erupção cutânea
Sistema nervoso: Vertigem
CONTRAINDICAÇÕES
Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com disfunção hepática ou disfunção renal grave, problemas na vesicula biliar preexistentes e no caso de hipersensibilidade á genfibrozila ou a qualquer componente da fórmula.O uso concomitante de genfibrozila é contraindicado com qualquer um dos seguintes medicamentos: sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina, repaglinida, dasabuvir.
Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com disfunção hepática ou disfunção renal grave, problemas na vesicula biliar preexistentes e no caso de hipersensibilidade á genfibrozila ou a qualquer componente da fórmula.
O uso concomitante de genfibrozila é contraindicado com qualquer um dos seguintes medicamentos: sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina, repaglinida, dasabuvir.
A genfibrozila pode aumentar a excreção do colesterol na bile, aumentando o potencial para formação de cálculos biliares. Se houver suspeita de colelitíase, a vesícula biliar deve ser examinada. O tratamento com este medicamento deve ser descontinuado se forem encontrados cálculos biliares. Casos de colelitíase foram relatados com o tratamento com genfibrozila.
Deve-se ter cautela ao administrar varfarina juntamente com genfibrozilaA administração concomitante de genfibrozila e sinvastatina é contraindicada. Foram relatados casos de miosite grave e mioglobinúria (rabdomiólise) quando genfibrozila e outros inibidores da HMG-CoA redutase, (como lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina), foram empregados concomitantemente A genfibrozila é um inibidor da CYP2C8 e pode aumentar a exposição de fármacos metabolizados principalmente pela CYP2C8 (por ex.: dabrafenibe, enzalutamida, loperamida, montelucaste, paclitaxel, pioglitazona, rosiglitazona) Quando a genfibrozila for administrada simultaneamente com fármacos sob a forma de grânulos de resina, tais como colestipol, pode haver redução da biodisponibilidade da genfibrozila. Recomenda-se que os dois fármacos sejam administrados com um intervalo de 2 horas ou mais.O risco de toxicidade neuromuscular e rabdomiólise pode ser aumentado com a administração concomitante de colchicina e genfibrozila.
MONITORIZAÇÃO: