Você está em: Manual Farmacêutico


Tabela dos Contrastes, indicações e vias de administração

CONTRASTENOME COMERCIALCARACTERÍSTICA DO CONTRASTEVIA DE ADMINISTRAÇÃOINDICAÇÃO
Sulfato de bário

     BARIOGEL FR                                                                          
Contraste BaritadoOralUso adulto e pediátrico: indicado como o meio de contraste radiológico do tubo gastrointestinal
Ioxitalamato de meglumina e de sódioTELEBRIX 35 FAP 
Contraste Iodado IônicoIntravenoso; intra-arterialUso adulto e pediátrico. Uso em diagnóstico e indicado para exames de:
- Urografia intravenosa;
- Tomografia computadorizada;
- Angiografia cardíaca;
- Aortografia.
Indicação complementar:
- Histerossalpingografia
Ioxitalamato de meglumina e de sódioTELEBRIX CORONAR FAP Contraste Iodado IônicoIntravenoso; intra-arterialUso adulto e pediátrico. Uso em diagnóstico e indicado para exames de:
- angiografia cardíaca;
- aortografia.
Indicações complementares são para os exames de:
- urografia intravenosa;
- tomografia computadorizada;
- histerossalpingografia. 
​IobitridolHENETIX 350 FAP Contraste Iodado Não IônicoIntravascularUso adulto e pediátrico: Este medicamento é indicado para uso em exames de:
- Urografia intravenosa
- Tomografia Computadorizada de corpo inteiro e cabeça
- Angiografia por subtração digital por via intravenosa
- Angiografia periférica e cerebral
- Angiocardiografia
IodixanolVISIPAQUE 270 FAPContraste Iodado Não IônicoIntravenoso, intra-arterial ou intratecalUso adulto e pediátrico: Meio de contraste radiológico indicado para os seguintes procedimentos:  angiografia cerebral (convencional), arteriografia periférica
(convencional), angiografia abdominal (angiografia digital por subtração - DSA), urografia, venografia, tomografia computadorizada (TC) realçada por contraste e mielografia lombar, torácica e cervical.
IodixanolVISIPAQUE 320 FAP Contraste Iodado Não IônicoIntravenoso, intra-arterial ou intratecalUso adulto e pediátrico: Meio de contraste radiológico indicado para os seguintes procedimentos: angioca rdiografia, angiografia cerebral (convencional), arteriografia periférica (convencional), angiografia abdominal, urografia,tomografia computadorizada (TC) realçada por contraste e mielografia lombar, torácica e cervical.
Ioexol OMNIPAQUE 300 FAP Contraste Iodado Não IônicoIntratecal, intravascular, oral, intracavitárioUso adulto e pediátrico.    
  1. Uso adulto – cardioangiografia; arteriografia ; urografia; flebografia e tomografia computadorizada de corpo e cabeça; mielografia lombar, torácica e cervical; tomografia computadorizada das cisternas basais após injeção subaracnoidea; artrografia; histerossalpingografi a; sialografia e estudos do trato gastrintestinal.               
  2. Uso pediátrico - cardioangiografia (exceto prematuros); urografia (exceto prematuros); tomografia computadorizada de corpo e cabeça e estudos do trato gastrintestinal.
Ioexol OMNIPAQUE 350 FAP Contraste Iodado Não Iônicointravascular, oral, intracavitárioUso adulto e pediátrico.  
  1. Uso adulto – cardioangiografia; arteriografia ; urografia; flebografia e tomografia computadorizada de corpo e cabeça;  tomografia computadorizada das cisternas basais após injeção subaracnoidea; artrografia; histerossalpingografi a; sialografia e estudos do trato gastrintestinal.
  2. Uso pediátrico - cardioangiografia (exceto prematuros); urografia (exceto prematuros); tomografia computadorizada de corpo e cabeça e estudos do trato gastrintestinal.
IomeprolIOMERON 300 FAPContraste Iodado Não IônicoIntravascular, intracavitário e intratecalUrografia intravenosa (em pacientes adultos e pediátricos), uretrografia e
epielouretrografia retrógradas, flebografia periférica, arteriografia coronária
seletiva convencional, arteriografia coronária de intervenção, tomografia
computadorizada (crânio e corpo), cavernosografia, histerosalpingografia,
colangiografia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, artrografia,
fistulografia, galactografia, dacriocistografia, sialografia, angiografia de
subtração digital intravenosa e intra-arterial, angiografia convencional,
angiocardiografia (em pacientes adultos e pediátricos), discografia e mielografia
IomeprolIOMERON 400 FAP Contraste Iodado Não IônicoIntravascular e intracavitárioUrografia intravenosa (em pacientes adultos, incluindo indivíduos com
insuficiência renal e diabéticos), tomografia computadorizada (corpo),
angiografia convencional, angiografia de subtração digital intravenosa,
angiocardiografia (em pacientes adultos e pediátricos), arteriografia coronária seletiva convencional, arteriografia coronária de intervenção, fistulografia, galactografia, dacriocistografia e sialografia.
IopamidolIOPAMIRON 300 FR Contraste Iodado Não IônicoIntretecal, intra-arterial e intravenosaUso adulto e pediátrico: mielografia, cisternografia e ventriculografia, para todas as explorações angiográficas, incluindo angiografia por subtração digital (DSA) e angiocardiografia, todas as explorações urográficas e para realce de contraste em tomografia computadorizada. Suas propriedades também permitem a visualização de cavidades corporais (por exemplo, artrografia, fistulografia, vesiculografia, colangiopancreatografia endoscópica retrógrada - ERCP, histerossalpingografia).
IopamidolIOPAMIRON 370 FRContraste Iodado Não IônicoIntretecal, intra-arterial e intravenosaUso adulto e pediátrico: mielografia, cisternografia e ventriculografia, para todas as explorações angiográficas, incluindo angiografia por subtração digital (DSA) e angiocardiografia, todas as explorações urográficas e para realce de contraste em tomografia computadorizada. Suas propriedades também permitem a visualização de cavidades corporais (por exemplo, artrografia, fistulografia, vesiculografia, colangiopancreatografia endoscópica retrógrada - ERCP, histerossalpingografia).
IopromidaULTRAVIST 370 FR Contraste Iodado Não IônicoIntravenoso; intra-arterialUso adulto e pediátrico: Realce do contraste na tomografia computadorizada (TC), arteriografia incluindo angiografia intravenosa por subtração digital (DSA) e especialmente angiocardiografia, urografia intravenosa, visualização de cavidades corporais (por exemplo, artrografia) com exceção de exames de espaço subaracnoide (mielografia, ventriculografia e cisternografia).
IopromidaULTRAVIST 300 FRContraste Iodado Não IônicoIntravenoso; intra-arterialUso adulto e pediátrico: Realce do contraste na tomografia computadorizada (TC), arteriografia e venografia incluindo angiografia intravenosa/intra-arterial por subtração digital (DSA), urografia intravenosa, visualização de cavidades corporais (por exemplo, artrografia) com exceção de exames do espaço subaracnoide (mielografia, ventriculografia e cisternografia).
​Iobitridol​HENETIX 300 FAPContraste Iodado Não Iônico de baixa osmolalidadeIntravascular e IntrauterinaUso adulto e pediátrico: Este medicamento é indicado para uso em exames de:
- Urografia intravenosa
- Tomografia Computadorizada de corpo inteiro e cabeça
- Angiografia por subtração digital por via intravenosa
- Angiografia periférica e cerebral
- Angiocardiografia
- Histerossalpingografia
Ésteres etílicos dos ácidos graxos do óleo de papoula iodadoLIPIODOL UF AP Contraste Iodado, não hidrossolúvel com aparência de óleo vegetal naturalIntralinfática, intra-arterial seletiva hepática, intrauterinaUso adulto e pediátrico:  radiologia diagnóstica: indicado para exames de linfografia
Histerossalpingografia na investigação da infertilidade feminina.
Indicações complementares: Sialografia e fistulografia.                                                                                               Radiologia intervencionista: Visualização, localização e vetorização durante procedimento de quimioembolização transarterial seletiva
de carcinoma hepatocelular em estágio intermediário em adultos (de acordo com critérios de Barcelona de tumor intermediário), em associação com agente antineoplásico.
Ácido gadotéricoDOTAREM FAP Contraste Não IodadoIntravenosoUso adulto e pediátrico: uso em diagnóstico e indicado para exames por IRM (Imagem por Ressonância Magnética).     

Adultos (≥ 18 anos):
- doenças cerebrais e espinais
- doenças da coluna vertebral
- e outras patologias de todo o corpo (incluindo angiografia)       
População Pediátrica (0-18 anos):
- doenças cerebrais e espinais
- e outras patologias de todo o corpo 
Gadopentetato de dimeglumina​MAGNEVISTAN FAP Contraste Não IodadoIntravenosoUso adulto e pediátrico acima de 2anos: Realce do contraste em tomografia por ressonância magnética (TRM) cranial e espinal; Para realce do contraste em tomografia por ressonância magnética (TRM) do corpo inteiro,iIncluindo ossos da face, região do pescoço, cavidade torácica incluindo coração e cavidade abdominal, mama feminina, pelve e aparelho locomotor ativo e passivo e representação de vasos ao longo do corpo todo.
Gadoxetato dissódicoPRIMOVIST SGA 0,25MMOL/MLContraste Não IodadointravenosoUso adulto: meio de contraste a base de gadolínio para
imagem por ressonância magnética (RM) ponderada em T1 do fígado
​Gadobutrol​GADOVIST 604,72MG/ML FR  Contraste Não Iodado - a base de gadolíneoIntravenosoUso adulto e pediátrico: Realce de contraste em imagem por Ressonância Magnética (RM) no corpo todo, incluindo: Ressonância Magnética (RM) cranial e espinhal
GadoteridolPROHANCE 279, 3MG/ML FAPContraste Não Iodado - a base de gadolíneoIntravenosoUso adulto e pediátrico acima de 6 meses: exame de ressonância magnética.Acentua o contraste dos tecidos do cérebro, coluna e tecidos adjacentes melhorando a capacidade de visualização (em comparação com exames de ressonância magnética que não usam meio de contraste) de lesões com vascularização anormal ou que possam estar afetando a barreira hematoencefálica normal. também pode ser usado em exames de ressonância magnética de corpo inteiro incluindo a cabeça, pescoço, fígado, mamas, sistema músculoesquelético e patologias dos tecidos moles.
Hexafluoreto de enxofreSONOVUE KIT FR PÓ LIOF + SERINGAContraste para ultrassonografia à base de enxofreIntravenosoUso adulto: melhorar a imagem por ultrassons da ecogenicidade do sangue,
resultando numa melhoria da proporção sinal ruído. Ecocardiografia; Doppler da macrovasculatura; Doppler de microvasculatura


Última alteração: 03/16/2023

© Todos os direitos reservados