Flixotide 250mcg spray contém 60 doses
Flixotide 50mcg spray contém 120 doses
Adultos:
Dose usual: 100 a 1000mcg, por via inalatória, 2 vezes ao dia.
Crianças:
Dose usual: 50 a 100mcg, por via inalatória, 2 vezes ao dia.
ORIENTAÇÕES: o uso de espaçadores facilita a administração da droga. Após o uso, fazer higiene oral e do espaçador. Tais medidas diminuem o risco de candidíase oral e rouquidão.
REAÇÕES ADVERSAS:
>1 a 10%
CONTRAINDICAÇÕES:
contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Os possíveis efeitos sistêmicos associados ao propionato de fluticasona incluem: síndrome de Cushing, características da síndrome de Cushing, supressão adrenal, retardo do crescimento em crianças e adolescentes, diminuição da densidade óssea, catarata, glaucoma e coriorretinopatiacentral serosa. Portanto, é importante, no uso de corticosteroides inalatórios, manter a dose efetiva mínima.
A substituição do tratamento com esteroide sistêmico por terapia inalatória pode, algumas vezes, evidenciar alergias, tais como rinite ou eczema, anteriormente controladas pela medicação de uso sistêmico.
O tratamento com Flixotide Spray não deve ser interrompido abruptamente.
Broncoespasmo paradoxal, com aumento imediato de sibilos após administração, pode ocorrer, assim como em outras terapias inalatórias. O tratamento deve ser instituído imediatamente com a inalação de um broncodilatador de ação rápida e curta. Flixotide® Spray deve ser interrompido imediatamente, o paciente avaliado e aplicado tratamento alternativo se necessário
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
O uso concomitante com o ritonavir (um potente inibidor da CYP3A4) pode aumentar significativamente a concentração plasmática do propionato de fluticasona, gerando-se concentrações séricas de cortisol bastante reduzidas.
O uso concomitante com outros inibidores da CYP3A4 (eritromicina e cetoconazol) produzem discreto aumento da exposição sistêmica ao propionato de fluticasona sem reduções séricas notáveis da concentração de cortisol.
MONITORIZAÇÃO: exame oftalmológico e densidade óssea (terapia prolongada), desenvolvimento do crescimento (crianças).