Você está em: Manual Farmacêutico
Quero buscar por:
Digite a palavra:


OU

Selecione no índice alfabético:

Filtro por - Tipo: > Busca:

Filtro por - Tipo: > Busca:

Filtro por - Tipo: > Busca:


Nenhum resultado encontrado
Antialérgico
HIDROXIZINA

​Hixizine solução oral 2mg/mL (fr. 120mL) Atenção! contém 500mg de sacarose/ml

Hixizine 25mg comprimido- Atenção contém o corante dióxido de titâno

Posologia

Adultos:

Dose usual: 25mg, VO, 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças:

Dose usual: 0,7mg/kg/dose, VO, 3 vezes ao dia.

Alerta

​REAÇÕES ADVERSAS:

>1 a 10% 

  • Sedação e sonolência e xerostomia (secura na boca)

CONTRAINDICAÇÕES:

Este medicamento é contraindicado para pacientes que tenham demonstrado prévia hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Pacientes com prolongamento conhecido do intervalo QT adquirido ou congênito ou com um fator de risco conhecido para prolongamento do intervalo QT, como doença cardiovascular, desequilíbrio eletrolítico significativo (hipocalemia, hipomagnesemia), história familiar de morte súbita cardíaca e bradicardia significativa.

Este medicamento é contraindicado para menores de 6 meses

Este medicamento contém benzoato de sódio, que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. 

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES:

O uso do produto deve ser avaliado pelo médico nas seguintes condições: insuficiência renal insuficiência hepática, epilepsia, glaucoma, doença de Parkinson, obstrução da bexiga, hipertrofia prostática, retenção urinária e na utilização concomitante de outros medicamentos

Uso concomitante com substâncias depressoras do sistema nervoso central (medicamentos para tratamento de ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos), anticolinérgicos (ex.: atropina, beladona, anisotropina), drogas bradicardizantes ou que aumentem o intervalo QT

Pelo risco cardiovascular associado ao prolongamento de intervalo QT e Torsades de Pointes, esse medicamento deverá ser utilizado na menor dose efetiva e pelo menor tempo possível. 

 Em pacientes idosos, o uso da hidroxizina não é recomendado; caso a mesma venha a ser utilizada, deve ser considerada a redução das doses recomendadas, em função da possibilidade de aumento das reações adversas .

Pacientes idosos são mais suscetíveis a eventos adversos como sonolência, sedação excessiva, e efeitos anticolinérgicos, como xerostomia (secura da boca) e retenção urinária. Se estes eventos adversos ocorrerem, a medicação deve ser descontinuada.  

Deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes.   

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

Interações medicamento-medicamento A ação sedativa da hidroxizina pode ser potencializada quando administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central (medicamentos para o tratamento de ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos), tais como narcóticos, analgésicos não narcóticos e barbitúricos. Portanto, quando houver indicação do uso concomitante de hidroxizina e depressores do SNC, avaliar ajustes na dosagem.
O uso concomitante da hidroxizina com drogas que aumentam o intervalo QT/QTc é contraindicado (por ex.: quinidina, procainamida, disopiramida, amiodarona, sotalol, propafenona, clorpromazina, haloperidol, pimozida, droperidol, ziprasidona, risperidona, olanzapina, fluoxetina, citalopram, venlafaxina, antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos,opioides, eritromicina, claritromicina, azitromicina, tacrolimus, quinolonas, pentamidina, antimalarios, antifúngicos azólicos, domperidona, Antagonistas dos receptores 5-HT 3, etc.) 

MONITORIZAÇÃO: efeitos anticolinérgico excessivo.


Última atualização: 26/12/2025
© Todos os direitos reservados